Categories
Sem categoria

CUB Boletim Econômico

CUB


Custo Unitário Básico

O CUB/m² é um índice calculado mensalmente pelos Sindicatos das Industrias da Construção de cada Estado, que ajuda a medir a variação inflacionária do setor da Construção. Ele considera os lotes básicos de insumos (materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e equipamentos e tem base em diversos projetos-padrão estabelecidos.

É este índice que disciplina o mercado de incorporação imobiliária. O CUB/m² serve como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Representa o custo parcial da obra e não leva em conta os demais custos adicionais de uma obra, como elevadores, fundações especiais, ligações de água, luz e esgoto, telefonia etc.

Diferentemente do INCC que engloba todo o território nacional e padrões construtivos, o CUB é específico ao padrão do empreendimento, número de andares e estado do país.

A variação do CUB/m² vem sendo utilizada como um indicador dos custos do setor da construção civil, e o índice referente ao mês pode ser consultado a partir do dia 05 do mês subsequente neste site (índice de São Paulo).